top of page
Princípios Gerais e Histórico da Potência
esquadroecompassobrasil

     A G.·.L.·.U.·.S.·.A.·.  Grande Loja Unida Sul Americana, tem sua Sede Magistral localizada em local estratégico, no Centro Oeste do Brasil em consequência no Centro da América do Sul - Brasil, fundada por 3 (três) Lojas Regularmente Constituídas à saber: A.·.R.·.L.·.S.·. PHOENIX Nº 01, A.·.R.·.L.·.S.·. ATALAIA Nº 2 e A.·.R.·.L.·.S.·. JOSÉ CASTELLANI Nº 03 e declara que:

 

     A nossa Potência Maçônica, tem por mister levar a todos os Maçons a filosofia da mais pura Maçonaria, sendo, portanto, rigorosa na seleção de seus obreiros, o que de plano lhe confere um diferencial fundamental com relação aos seus trabalhos públicos e maçônicos.

      A G.·.L.·.U.·.S.·.A.·. – Grande Loja Unida Sul Americana esmera-se pela Liberdade, Igualdade, Fraternidade e pela Justiça Social, trabalhando estritamente dentro dos ditames legais que regem a Maçonaria Brasileira, sob a égide da Constituição Federal, dos Landmarks, Constituições, Old Charges e Lindeiros que regulamentam a Maçonaria Universal, suas Antigas Leis e Regulamentos Maçônicos, praticando e preservando o seu fiel cumprimento e total fidelidade e preservação com relação à Ritualística e aos seus princípios fundamentais que deram início a todas as nossas atividades Maçônicas.

 

     E, para respeitar e praticar a Maçonaria Universal, professamos os Landmarks, a Constituição de Anderson, as Old Chagers, Antigas Leis e Constituições, Preceitos e Lindeiros Maçônicos Universais.

     A questão de um candidato poder ser admitido na Ordem Maçônica para nós da G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., envolve conceitos e condutas mais profundas do ser humano e muito mais complexas, que devem ser analisadas previamente e com a devida cautela, para somente depois de passada a primeira fase da seleção o candidato ser submetido às regras tradicionais da Ordem Maçônica. Não abrimos mão deste procedimento, pois para a nossa Potência a Igualdade prevalece e se mostra presente nos conceitos maçônicos.

     Muitos serão chamados, mas poucos serão os escolhidos é o nosso entendimento, uma vez que fundamental é manter a qualidade que está diretamente vinculada a uma série de atributos que devem ser respeitados, praticados e que fazem parte da mais pura Maçonaria Universal: A MORAL E OS BONS COSTUMES.

 

     Portanto rogamos ao Grande Arquiteto do Universo, que ilumine a todos, para dar o discernimento e o conhecimento necessário, sob a ótica jurídica que envolve os direitos e deveres da Maçonaria, para que possamos engrandecer a Maçonaria na América do Sul e Universal através do nosso trabalho moral e intelectual, fazendo assim um mundo melhor.

 

     É assim o procedimento dos Maçons e Lojas da G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., é assim que pensam e agem os Maçons da G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., é pelo desejo de seguir estes ideais que foi fundada a nossa SOBERANA GRANDE LOJA UNIDA SUL AMERICANA – G.·.L.·.U.·.S.·.A.·..

Fraternalmente.


Ir.·. M.·. I.·. Weber A. Varrasquim, 33º
Sereníssimo Grão-Mestre

corrente

HISTÓRICO DA POTÊNCIA

GLUSA

     A G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., nasceu do âmago do Ir.·. Weber A. Varrasquim, que sonhava com uma maçonaria justa, perfeita, sincera, para aqueles homens livres e de bons costumes, uma maçonaria pura e simples, sem invenções, sem ostentações, humilde, despretensiosa e sem arrogância. Os primeiros passos para a realização desse sonho começou na data de 02 de janeiro de 2004, quando o Ir.·. Weber convidou os  IIr.·. José Silva Carrijo, Nabor Pereira e Marcelo Vieira dos Santos, para junto com ele fundarem uma Loja maçônica e também ajuda-lo na busca de outros Mestres Maçons que compartilhassem do mesmo ideal. Estes IIr.·. imediatamente começaram seus trabalhos com o objetivo primário de fundarem uma Loja, onde culminou na criação da primeira Loja mãe, a A.·.R.·.L.·.S.·. PHOENIX Nº 01, no dia 13 de janeiro daquele mesmo ano e ali também aflorava ainda mais o desejo da fundação de uma nova Potência Maçônica. No dia 14 de abril de 2004 foi fundada a segunda Loja mãe, a A.·.R.·.L.·.S.·. ATALAIA Nº 02 e por fim no dia 07 de março de 2005 foi fundada a terceira Loja mãe, a A.·.R.·.L.·.S.·. JOSÉ CASTELLANI Nº 03.

 

      Após muita dedicação, empenho, resiliência e com o apoio de mais IIr.·. valorosos que compartilharam do mesmo ideal, aos 07 dias do mês de março do ano de 2005 a convite do Ir.·. Weber, reuniram-se 12 (doze) Maçons, membros fundadores, sendo eles: Ir.·. Weber A. Varrasquim, Ir.·. Nabor Pereira, Ir.·. James Francelino de Oliveira, Ir.·. José Silva Carrijo, Ir.·. Antonio Joaquim Francisco, Ir.·. Alaor Farias da Silva, Ir.·. Marcelo Vieira dos Santos, Ir.·. Nelson Rossi, Ir.·. Ari Paes C. Junior, Ir.·. Alex Sandre Nascimento Torres, Ir.·. Alecsander Messias do Nascimento e Ir.·. Edclerson Nogueira, no Palácio Maçônico Irmão José Castellani (sede Magistral) para deliberarem sobre a criação da nova Potência Maçônica, quando o Ir.·. Weber apresentou o anteprojeto que consistia na criação de uma sociedade filantrópica sem fins lucrativos, que tivesse como atuação a difusão da Ordem Maçônica, seus fundamentos, suas doutrinas e ensinamentos, agindo como polo gerador de cultura geral a toda população, colaborando ativamente através da revelação e da representação de ensinamentos morais e tudo que diz respeito a disciplina e boa conduta do ser humano, e ainda, resguardar a memória e história do Brasil e da Arte Real, enfim, tudo aquilo que dignifica o ser humano. A Ata de Fundação foi redigida nesta mesma ocasião, com a aprovação de todos os presentes, ou seja, de seus fundadores.

 

      Assim, na data de 12 de março de 2005, reuniram-se em Assembleia Geral os Maçons das AA.·.RR.·.LL.·.SS.·. PHOENIX Nº 01, ATALAIA Nº 02 e JOSÉ CASTELLANI Nº 03, uma vez que já estavam em pleno funcionamento e de posse de suas Cartas Constitutivas, pois havia chegado o tão sonhado momento de colocar em prática o sonho e anseio do Ir.·. Weber e dos IIr.·. originários, de se fundar uma Potência Maçônica Regular e Legitima. Todos os IIr.·. presentes foram unânimes pela sua criação, assim como, na escolha da denominação, no qual foi sugerido pelo Ir.·. Weber como GLUSA - Grande Loja Unida Sul Americana, e que a mesma teria como lema a frase em latim "Per amore, Justitia et Honor" que foi traduzida pelo Poderoso e Saudoso Ir.·. José Castellani, ainda em vida, a pedido do Ir.·. Weber, que manteve guardado para uso desta ocasião. Por fim, ficou decidido pelos IIr.·. que a data de fundação da Potência seria no dia 07 de março de 2005, a mesma data em que foi fundada a terceira Loja mãe, por ter sido justamente ela que possibilitou a fundação da G.·.L.·.U.·.S.·.A.·..

      Em 16 de julho do ano de 2005, em São Paulo/SP, foi assinado o primeiro Tratado de Amizade e Mútuo Reconhecimento entre a G.·.L.·.U.·.S.·.A.·. e o G.·.O.·.P.·.A.·. - Gran Oriente del Principado de Andorra (atual G.·.O.·.A.·. - Gran Oriente de Andorra), através do Sereníssimo Grão-Mestre Ir.·. M.·. I.·. Weber A. Varrasquim, 33º e Sereníssimo Grão-Mestre Ir.·. M.·. I.·. Llorenç Marti Álvarez Lluell, 33º, ratificando a Soberania, Autonomia, Independência, Legalidade, Regularidade e Legitimidade da G.·.L.·.U.·.S.·.A.·. em todo orbe terrestre, sendo uma Obediência Maçônica Justa e Perfeita.

     A Grande Loja Unida Sul Americana, pessoa jurídica de Direito Privado, doravante denominada G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., é uma Potência Maçônica, entidade civil, filantrópica e sem fins lucrativos, tem sua sede Magistral, Foro Jurídico e Domicílio na cidade de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil, sendo intransferível para qualquer outra Unidade da Federação Brasileira ou outro país, não se consistindo, Assembleia Geral ou deliberação de qualquer outro colegiado, versando sobre tal matéria, sendo vedada convocação de reuniões para deliberação desse assunto, ainda que em caráter itinerante e/ou temporário.      

     A G.·.L.·.U.·.S.·.A.·. é Potência Maçônica dotada de Soberania e Legalidade, com jurisdição em todo o território brasileiro e sul americano, assim como, em outras localidades onde não houver Grandes Lojas Unidas constituídas ou não interferir nas jurisdições de obediências com as quais mantenha tratado, onde exercerá o governo nos Três Graus Simbólicos, em todas as Lojas Maçônicas que dela advirem ou forem incorporadas.

     A G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., adota para a sua jurisdição os Landmarks e Old Charges, as Antigas Constituições e os Uso e costumes de cada Rito adotado, bem como o disposto nesta constituição e no regulamento.

     A G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., tem por finalidades precípuas:

  - A prática e difusão do simbolismo maçônico e postulados enunciados nesta Constituição, bem como em seus Rituais, só admitindo às Lojas da obediência pautarem seus estudos e trabalhos nos três graus: "APRENDIZ MAÇOM", "COMPANHEIRO MAÇOM" e "MESTRE MAÇOM".

  - As ações de benemerência, culturais, recreação e filantropia, com a criação e/ou manutenção de organismos para consecução de seus propósitos.

    A G.·.L.·.U.·.S.·.A.·. é Formada de Maçons Livres, Antigos e Aceitos, congregados em Lojas Simbólicas, que lhe são federadas, constituindo-se como um Corpo Independente e Soberano da Maçonaria Universal, com responsabilidade e governo próprio, não podendo alienar, abdicar, dividir ou delegar o seu poder Supremo da Ordem Maçônica, seja por tratados ou por qualquer meio, quer na Jurisdição (Oriente) ou fora dele, que possa direta ou indiretamente sujeitá-la à ingerência, intromissão ou domínio de qualquer outro Corpo Maçônico nacional ou estrangeiro.

     A G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., é a União indissolúvel e irretratável das Lojas Simbólicas e de seus Obreiros em número ilimitado, sendo condição indispensável para admissão, filiação e permanência nas Lojas sob a sua Jurisdição, a livre, mas formal e jurada, aceitação consciente, por parte de seus integrantes, do disposto nesta Constituição e demais Leis e Postulados Maçônicos.

      A G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., adota quaisquer ritos universalmente reconhecidos.

    A G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., manterá Tratados de Amizade e Reconhecimento Mútuo com outras Potências e Corpos Simbólicos ou Filosóficos, dentro do País ou fora dele, de quaisquer Ritos que estejam de acordo com os princípios de Regularidade Maçônica Universal.

   Independente dos tratados, a G.·.L.·.U.·.S.·.A.·. manterá convivência e relacionamento fraterno, com: Potências Maçônicas, Entidades Civis, Associações, Instituições Militares, Instituições Religiosas e etc.

     A G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., não dependerá de qualquer outro Corpo ou Autoridade Maçônica, dentro ou fora do País, bem como não presta contas de seus atos a nenhum Corpo ou Entidade.

     A G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., constituirá suas próprias rendas, aplicando-as exclusivamente na forma disposta no R.·.G.·.G.·. - Regulamento Geral da G.·.L.·.U.·.S.·.A.·..

    A Existência da G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., é por tempo indeterminado. Em caso da decisão de dissolução da G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., seu patrimônio será doado a Entidades Beneficentes e Assistenciais, a serem escolhidas pela maioria de votos dos membros remanescentes.


Sede Magistral


Endereço: Avenida Salgado Filho, nº 341, Sala 03 - Bairro Amambaí.
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil.
CEP: 79.005-300 - Telefone: +55 (67) 3211-0773
E-mail: glusa.sede@gmail.com


"Per Amore, Justitia et Honor"
Dístico gentilmente traduzido para o latim, a pedido, pelo Ir.·. José Castellani
(in memorian)

LOGO GLUSA

Endereço: 

Av. Salgado Filho, nº 341, Sala 03, Bairro Amambaí.

CEP: 79.005-300    

Campo Grande – MS – Brasil

 

E-mail:

glusa.sede@gmail.com

Telefone:

(67) 3211-0773

Horário de atendimento:

Segunda-feira a Sexta-feira
das 13h
às 17h:30min.

LOGO GLUSA
  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Youtube

© 2023 by GLUSA

Grande Loja Unida Sul Americana.

bottom of page